5 dicas de infalíveis de preparar um bolo fofinho

 

Não há nada mais prazeroso que comer um bolo fofinho, não é verdade? Por isso selecionamos aqui 5 dicas simples para você acabar de vez com o bolado. 
A primeira dica é peneirar a farinha, para que fique bem homogênea e soltinha, pronta para ser misturada com os outros ingredientes. Isso serve para que a massa fique mais leve e aerada. O mesmo procedimento para para o açúcar. 
A próxima dica é não pegar a farinha com a xícara para medir a quantidade.
Isso compacta a farinha, que acaba indo para a receita em quantidade maior do que a necessária.
Com isso o resultado ficará mais denso e seco.
O ideal é colocar a farinha na xícara com uma colher, sem apertar, e passar uma faca para nivelar o excesso. 
A terceira dica é misturar os ingredientes secos, não coloque todos de uma vez.
Acrescentar cada um aos poucos e polvilhe a farinha com delicadeza para deixar a massa mais aerada.
Ao misturar os ingredientes secos aos molhados, a dica é utilizar uma espátula e mexer delicadamente, com cuidado para não bater a massa além da conta, senão ela ficará sem ar e pesada. 
A quarta dica é tirar a manteiga da geladeira 45 minutos antes de usar até que esteja no ponto em que consegue sustentar a marca do dedão pressionado levemente sobre ela.
Amolecida, a manteiga fica maleável para ser misturada e mantém sua estrutura, então ela consegue capturar e manter a ar na massa para deixá-lá fofinha.
Enquanto o bolo está assando, bate aquela ansiedade para saber se ele já está pronto.
Neste momento é que é essencial ter paciência.
O ideal então é não abrir a porta do forno antes dos 30 minutos, nem espetar  o palito nele antes desse momento, para não fazer o ar sair e a massa murchar.
Quando o bolo estiver pronto, desligue o forno e deixe-o lá dentro por alguns minutos, para evitar a queda brusca de temperatura, que pode fazer o bolo murchar.